Primeiros Socorros: Um guia para o atendimento inicial antes da chega de uma UTI móvel

Quando você presta cuidados médicos básicos a alguém que sofre de uma lesão ou doença súbita, é conhecido como primeiros socorros.

Em alguns casos, os primeiros socorros consistem no suporte inicial fornecido a alguém no meio de uma emergência médica. Esse suporte pode ajudá-los a sobreviver até que a ajuda profissional chegue.

Em outros casos, os primeiros socorros consistem nos cuidados prestados a alguém com um ferimento leve. 

Por exemplo, os primeiros socorros geralmente são tudo o que é necessário para tratar pequenas queimaduras, cortes e picadas de insetos.

Ao entender os primeiros socorros, você terá a capacidade de ajudar os necessitados

3 etapas para situações de emergência

Se você encontrar uma situação de emergência, siga estas três etapas básicas:

1. Verifique a cena quanto a perigo

Procure por qualquer coisa que possa ser perigosa, como sinais de fogo, destroços caindo ou pessoas violentas. Se sua segurança estiver em risco, retire-se da área e peça ajuda.

Se a cena for segura, avalie a condição da pessoa doente ou ferida. Não os mova, a menos que você precise fazê-lo para protegê-los do perigo.

2. Procure ajuda médica, se necessário

Se você suspeitar que a pessoa doente ou ferida precisa de cuidados médicos de emergência, peça a uma pessoa próxima que ligue para o 192 ou o número local para serviços médicos de emergência. Se você estiver sozinho, faça a ligação você mesmo.

3. Prestar cuidados

Se você puder fazer isso com segurança, permaneça com a pessoa doente ou ferida até a chegada de ajuda profissional. 

Cubra-os com um cobertor quente, conforte-os e tente mantê-los calmos. Se você possui habilidades básicas de primeiros socorros, tente tratar quaisquer lesões potencialmente fatais que elas tenham.

Afaste-se do perigo se, em algum momento da situação, você achar que sua segurança pode estar em risco.

Lista de kits de primeiros socorros

Você nunca sabe quando pode precisar fornecer os primeiros socorros básicos. Para se preparar para o imprevisível, considere armazenar um kit de primeiros socorros bem abastecido em sua casa e carro.

Também é uma boa ideia ter um kit de primeiros socorros disponível no trabalho.

Você pode comprar kits de primeiros socorros pré-montados de muitas organizações de primeiros socorros, farmácias ou lojas de recreação ao ar livre. 

Como alternativa, você pode criar seu próprio kit de primeiros socorros usando produtos adquiridos em uma farmácia.

Um kit de primeiros socorros padrão deve incluir:

  • bandagens adesivas de tamanhos variados
  • ataduras de rolos de tamanhos variados
  • curativos absorventes para compressas
  • almofadas de gaze estéril
  • fita adesiva de pano
  • ataduras triangulares
  • toalhetes anti-sépticos
  • aspirina
  • acetaminofeno ou ibuprofeno
  • pomada antibiótica
  • creme de hidrocortisona
  • loção de calamina
  • luvas de nitrilo ou vinil
  • pinos de segurança
  • tesouras
  • pinças
  • termômetro
  • barreira respiratória
  • bolsa de gelo instantânea
  • cobertor
  • manual de primeiros socorros

Também é inteligente incluir uma lista de seus profissionais de saúde, números de contato de emergência e medicamentos prescritos em seus kits de primeiros socorros.

Serviços Especializados em Primeiros Socorros:

SAMU 192
Disque Intoxicação (ANVISA) – 0800-722-6001
Corpo de bombeiros – 193
Corpo de bombeiros – 193

Primeiros Socorros em casos de desmaio 

Apesar de deixar muita gente apreensiva, os maiores riscos do desmaio costumam ser em decorrência da queda, já que a pessoa pode bater a cabeça ou machucar outra parte do corpo.

Alguns fatores como nível de açúcar no sangue, emoção forte, cansaço, temperatura alta e até movimentos bruscos podem levar ao desmaio. 

Ao ver que alguém desmaiou, a orientação é deitar a vítima, afrouxar as roupas caso estejam muito justas ao corpo, colocar as pernas para cima e abrir portas e janelas a fim de aumentar a ventilação no ambiente. E se a pessoa tiver a sensação de que vai desmaiar, o ideal é que ela se sente e posicione a cabeça entre os joelhos

Primeiros Socorros em casos de queimadura 

É preciso levar a pessoa para longe da fonte de calor imediatamente. Em seguida, analise a gravidade da lesão. As queimaduras são classificadas em três estágios: primeiro grau, quando só há danos na camada mais superficial da pele; segundo grau, que é um pouco mais profunda; e terceiro grau, que corresponde às queimaduras que alcançam a parte mais interna da pele e são as mais dolorosas. 

Se tratando das queimaduras mais leves, que podem ser tratadas em casa, a recomendação principal é lavar a região lesionada com água corrente, ou aplicar compressa fria de soro fisiológico para amenizar o calor. Em hipótese alguma aplique produtos alimentícios sobre o ferimento, nem mesmo utilize pomadas sem prescrição médica. Se surgirem bolhas na pele não as estoure.  

Primeiros Socorros em casos de engasgo 

Especialmente em bebês e crianças, é comum que os engasgos aconteçam vez ou outra. Assim que notar que há dificuldade parcial ou total de respirar, pegue a criança e posicione ela de bruços em um dos seus antebraços, com a cabeça inclinada para baixo. Usando o punho do braço que está livre, faça cinco movimentos de impacto sobre as costas.  

Já no caso de adultos o procedimento muda. A indicação é tentar a Manobra de Heimlich. Isto é, quem for prestar ajuda deve se colocar de pé atrás da pessoa engasgada, abraçá-la na região próxima ao estômago e fazer movimentos de pressão contra a barriga. Repita o movimento e observe se a pessoa.

Tudo sobre ambulância particular

Informações?
Scroll to Top