Infelizmente, problemas com picadas de animais peçonhentos costumam ser mais frequentes do que imaginamos. Por isso, saber como agir nesses momentos é muito importante para oferecer o melhor atendimento possível à vítima, enquanto o socorro não chega.
Neste texto, vamos te ajudar a entender melhor esse assunto. Acompanhe.
Conteúdo
Primeiros socorros em casos de picadas de animais peçonhentos
Os primeiros socorros em casos de picadas de animais peçonhentos podem fazer toda a diferença na hora de combater a toxicidade do veneno. Confira as boas recomendações:
1. Lave a área afetada
Lavar a área afetada em água corrente ajuda a remover o excesso de toxicidade que pode ter permanecido em volta, na pele da vítima.
Não esfregue a área, apenas lave com água corrente e com bastante cuidado, atentando-se ao excesso de sangramento, se houver. Também não use produtos de limpeza que não tenham sido recomendados por um profissional qualificado.
Aprofunde-se com mais conteúdos:
- Lidando com Hemorragias Nasais: Tudo sobre Primeiros Socorros
- Qual a Importância dos Primeiros Socorros em Crianças?
2. Mantenha a região elevada
Manter a região elevada é outra forma de lidar com as picadas de animais peçonhentos, pois, dessa forma, o veneno terá mais “dificuldade” para se espalhar na corrente sanguínea.
É o caso de deixar o braço erguido para que a circulação reduza na área e assim possa-se buscar atendimento médico o mais rápido possível, promovendo a menor contaminação.
3. Não faça corte ou sucção e nem aplique gelo
Jamais corte, sugue ou coloque gelo em uma região afetada pelas picadas. Esse tipo de cuidado é muito importante, pois essas medidas podem, ao invés de ajudar, acabar provocando uma contaminação e uma lesão ainda maior.
Além do mais, se outra pessoa sugar o sangue da vítima, também poderá se contaminar. Portanto, apenas higienize e mantenha erguido, como comentamos acima.
4. Anote informações do animal
É muito importante que alguém anote informações sobre o animal que causou a picada. Se possível, tire uma foto, para que a equipe médica possa saber exatamente de qual tipo de animal peçonhento está se falando.
Afinal, cada tipo de animal peçonhento possui um veneno diferente, o que faz com que a abordagem médica também varie de caso a caso, sendo de acordo com o que o veneno pode ocasionar no organismo do indivíduo.
Por isso, ter essas informações é de grande valia e pode acelerar, e muito, o tratamento.
5. Busque ajuda médica imediatamente
Não espere o tempo passar. As picadas de animais peçonhentos precisam ser tratadas o mais rápido possível, para evitar que a toxina acabe se espalhando demasiadamente pelo organismo.
Além disso, quanto antes o tratamento for iniciado, maiores serão as chances de os antídotos funcionarem e garantirem o bem-estar, a segurança e a saúde do paciente.
Mesmo quando a quantidade de toxina parecer “pouca”, não menospreze o poder desses animais. É muito importante buscar um pronto-socorro mais perto da sua casa, com informações sobre o animal, a fim de receber o melhor atendimento possível.
Nunca se esqueça de que alguns animais peçonhentos podem ter toxinas tão poderosas que são capazes de levar o indivíduo a óbito.
Empresa referência em ambulância particular!