Um choque elétrico acontece quando uma corrente elétrica passa pelo seu corpo. Isso pode queimar tecidos internos e externos e causar danos aos órgãos.
Uma variedade de coisas pode causar choque elétrico, incluindo:
- linhas de energia
- relâmpago
- maquinaria elétrica
- armas elétricas, como Tasers
- electrodomésticos
- tomadas elétricas
Embora os choques nos eletrodomésticos sejam geralmente menos graves, eles podem rapidamente se tornar mais graves se uma criança mastigar um cabo elétrico ou colocar a boca na tomada.
O perigo de um choque elétrico depende do tipo de corrente, quão alta é a voltagem, como a corrente percorre o corpo, a saúde geral da pessoa e a rapidez com que a pessoa é tratada.
Um choque elétrico pode causar queimaduras ou deixar uma marca visível na pele. Em ambos os casos, uma corrente elétrica que passa pelo corpo pode causar danos internos, parada cardíaca ou outras lesões.
Sob certas circunstâncias, mesmo uma pequena quantidade de eletricidade pode ser fatal.
Choque elétrico: Quando contactar o seu médico?
Uma pessoa que foi ferida por contato com eletricidade deve ser atendida por um médico.
Cuidado
- Não toque na pessoa ferida se ela ainda estiver em contato com a corrente elétrica.
- Ligue para o 192 ou para o seu número de emergência local se a fonte da queimadura for um fio ou raio de alta tensão. Não fique perto de fios de alta tensão até que a energia seja desligada. Linhas de energia aéreas geralmente não são isoladas. Fique a pelo menos 6 metros de distância – mais longe se os fios estiverem pulando e provocando faíscas.
- Não mova uma pessoa com ferimentos elétricos, a menos que ela esteja em perigo imediato.
Choque elétrico: Quando procurar o atendimento de emergência?
Ligue para o 192 ou o seu número de emergência local se a pessoa ferida sofrer:
- Queimaduras graves
- Confusão
- Dificuldade ao respirar
- Problemas no ritmo cardíaco (arritmias)
- Parada cardíaca
- Dor muscular e contrações
- Convulsões
- Perda de consciência
Execute essas ações imediatamente enquanto aguarda ajuda médica:
- Desligue a fonte de eletricidade, se possível. Caso contrário, afaste a fonte de você e da pessoa, usando um objeto seco e não condutor de papelão, plástico ou madeira.
- Comece a RCP se a pessoa não mostrar sinais de circulação, como respiração, tosse ou movimento.
- Tente impedir que a pessoa ferida se resfrie.
- Aplique um curativo. Cubra as áreas queimadas com um curativo de gaze estéril, se disponível, ou com um pano limpo. Não use um cobertor ou toalha, porque as fibras soltas podem grudar nas queimaduras.
Os choques elétricos têm efeitos a longo prazo?
Alguns choques elétricos podem ter um impacto duradouro na sua saúde. Por exemplo, queimaduras graves podem deixar cicatrizes permanentes. E se a corrente elétrica passa pelos seus olhos, você pode ficar com catarata .
Alguns choques também podem causar dor contínua, formigamento, dormência e fraqueza muscular devido a lesões internas.
Se uma criança sofrer uma lesão no lábio ou se queimar ao mastigar um cordão, ela também pode ter um sangramento intenso quando a crosta cair. Isso é normal, devido ao número de artérias no lábio.
Os choques elétricos podem ser muito graves, por isso é importante procurar ajuda o mais rápido possível.
Se o choque parecer grave, ligue para o 192 ou para o seu número de emergência local. Mesmo que o choque pareça menor, é melhor procurar um médico para garantir que não haja lesões menos visíveis.
Aluguel de ambulância particular com vasta experiência em todo o Brasil. Oferecemos uma variedade de serviços para garantir sua segurança ou a do seu evento.