O atendimento de fisioterapia domiciliar é uma excelente alternativa para pacientes que têm dificuldades ou qualquer tipo de impedimento para ir até a clínica receber o tratamento.
Além de ser mais cômodo, pode ser mais confortável e prático, especialmente quando a pessoa tem alguma limitação de mobilidade.
Mas você sabe como funciona esse tipo de atendimento? Neste texto, vamos esclarecer tudo. Acompanhe.
Como funciona o atendimento de fisioterapia domiciliar?
Basicamente, podemos dizer que o atendimento de fisioterapia domiciliar funciona de modo semelhante ao que aconteceria em uma clínica.
Entretanto, existem algumas nuances um pouco diferentes, como a estrutura do local onde o atendimento é feito.
Para entender melhor, veja os pontos que elencamos a seguir:
1. Avaliação inicial
Tudo começa com uma avaliação inicial. O fisioterapeuta se dirige até a residência do paciente e faz a avaliação como aconteceria no consultório.
Ele pode levar instrumentos de trabalho para conseguir fazer essa avaliação assertivamente.
Esse tipo de avaliação é feito em um cômodo reservado, para que haja a privacidade entre o profissional e o paciente.
Veja também: Sistema de atendimento a urgências e emergências
2. Plano de tratamento
A partir da avaliação, o fisioterapeuta fica responsável por desenvolver um plano de tratamento alinhado às necessidades do paciente.
Esse plano de tratamento pode considerar o atendimento de fisioterapia domiciliar, ou seja, o profissional o desenvolve pensando nas intervenções que fará na residência do paciente.
Ele poderá planejar de acordo com as ferramentas que terá disponível no ambiente residencial, a fim de oferecer o que há de melhor ao paciente.
3. Sessões de tratamento
Depois do planejamento, é combinado com o paciente os dias em que as sessões vão acontecer. Assim, elas vão seguindo um cronograma pré-estabelecido.
Em todas as sessões, é feito o atendimento de fisioterapia domiciliar e o paciente recebe todos os cuidados que precisa em casa, sem a necessidade de ter que ir a algum lugar para isso.
Desse modo, é muito mais prático e efetivo, trazendo comodidade para o paciente.
4. Acompanhamento e reavaliação
Após as sessões acontecerem, o profissional poderá fazer um acompanhamento do paciente ainda durante um tempo, que será estipulado de acordo com cada caso.
Nesse acompanhamento, poderá fazer a reavaliação da situação do paciente, de modo a analisar se houve alguma “recaída” na questão de saúde e se há necessidade de novas intervenções e atendimento de fisioterapia domiciliar.
Veja também: Médico com atendimento domiciliar
5. Orientações
Outro ponto que também está relacionado com o tratamento feito em casa é com relação às orientações para o dia a dia.
Isto é, o profissional de fisioterapia também poderá apresentar orientações do que o paciente deve colocar em prática em sua rotina diária, para garantir resultados ainda mais promissores, aumento da qualidade de vida e também para conseguir prevenir qualquer recaída que poderia acontecer, de acordo com o caso do paciente.
Ou seja, as orientações são feitas para que o paciente possa cuidar ainda mais de si mesmo, entendendo como pode colocar a fisioterapia em prática na sua rotina, de forma mais autônoma e eficiente.
Tudo isso significa que o atendimento de fisioterapia domiciliar é completo e pensado para a saúde do paciente.
Empresa referência em ambulância particular!